Sistema de Ensino

A escolha de um método de ensino define a sua escola


A metodologia aplicada nos cursos da Visual Mídia utiliza recursos como animações, locuções, jogos, testes, desafios e muita interatividade! Tais recursos levam o aluno a atingir grandes resultados rapidamente em todo o treinamento, garantindo não só o melhor entendimento do assunto, mas também a memorização do mesmo por meio de atividades práticas que otimizam o processo de aprendizagem.


Quando você assiste a uma aula expositiva de 50 minutos (o professor fala e você ouve) se lembra apenas do que o professor disse durante uns 2,5 minutos (5%), o restante você esquece completamente. Em princípio, isto não deveria ser novidade, pois Confúcio já havia dito, há 2500 anos: “O que eu ouço, esqueço. O que vejo, me lembro. O que faço, compreendo.

*Pesquisa Científica, Work –Learning Reserch, postada em 5 Setembro de 2007 – Extraído Revista Veja 08 de Setembro de 1999 , pg 87.

O Método interativo de ensino Visual Mídia foi criado para intensificar o processo lógico de aprendizagem e busca na sua essência, fazer com que o aluno aprenda com atividades práticas e de fácil assimilação. A Visual Mídia estuda e aplica em sua metodologia técnicas de ensino com fundamentação científica. Segundo o livro As Regras do Cérebro: 12 Princípios para sobreviver e prosperar no Trabalho, Lar e Escola, escrito por John Medina, que traz regras eficazes, as quais, quando respeitadas, podem ser benéficas à vida do indivíduo. Leia mais sobre isso acessando http://www.brainrules.net/.


Respeitando isso, as pessoas compreendem um conteúdo mais complexo e completo. Nesse caso o desafio da Visual Mídia é contextualizar informações com simulações reais e histórias do cotidiano.


No intuito de manter uma linha de raciocínio lógica e garantir a fixação dos conteúdos aprendidos, no início de cada aula são realizados exercícios e atividades relacionadas à aula anterior. Desta forma o aluno recapitula todo o conteúdo de maneira objetiva.

Respeitando esta regra, pessoas diferentes alcançam o mesmo nível de motivação no aprendizado.

No intuito de manter um alinha de raciocínio lógico e garantir a fixação dos conteúdos aprendidos, levamos o aluno no incio de cada aula passar por exercícios e atividades relacionados a aula anterior, convidando a mente do mesmo a recapitular de maneira objetiva o conteúdo aprendido.

A escolha faz parte da vida do ser humano constantemente! O sistema de ensino Visual Mídia, além de ser aceito pela maioria dos indivíduos que o utilizam ou utilizaram, permite que o aluno aprenda e explore de forma gradativa apenas o que de fato lhe interessa e lhe seja útil.


INTERATIVIDADE DE VERDADE

O objetivo destas demonstrações é apresentar como funciona a interação do aluno com o material de ensino, ou seja, qual é o caminho seguido pelo aluno durante cada uma das aulas interativas. Uma aula completa dura em média 50 minutos e, sendo assim, neste processo de demonstração serão apresentados apenas trechos que exemplificam os pontos a serem expostos.


LINHA DE RACIOCÍNIO

Assim que o aluno inicia uma aula, nós o levamos para uma breve recapitulação do que foi aprendido anteriormente.


MOTIVAÇÃO PRÁTICA

Após relembrarmos o assunto, passamos para o próximo momento da aula que chamamos de “Motivação Prática”.


SIMULAÇÕES PERFEITAS

Uma vez que o trabalho de motivação e apresentação do conteúdo está concluido o aluno é conduzido a construir na prático a “solução” para a situação que foi apresentada na história.


ATIVIDADES PRÁTICAS

Nos cursos em que o conteúdo a ser aprendido não é um software e sim uma atividade ou atitude a ser tomada, construímos simlualções dessas atividades.


AJUDA INTERATIVA

Durante as simulações é sempre importante dar suporte ao andamento do aluno, o que fazemos, contudo respeitando o ritmo do mesmo. Temos o recurso da ajuda interativa que dá suporte.


GLOSSÁRIO

Além de todos esses recursos, a qualquer momento, o aluno também tem acesso a um glossário.


EXERCÍCIOS E AVALIAÇÕES

Não basta apenas ensinar, é preciso testar e comprovar que o aluno aprendeu. Para isso, durante todo o desenrolar da aula o aluno faz exercícios.