Aprenda Inglês Cantando e Ouvindo Músicas

Aprender a falar inglês com exercícios divertidos, envolvendo elementos da cultura pop, que você tanto admira, é muito mais efetivo! Além de filmes, jogos e séries, você também pode praticar o idioma ouvindo e cantando músicas, tentando compreender a letra das canções.

Um teste interessante é ouvir uma música cuja letra você ainda não conhece ou nunca nem tenha ouvido e tentar transcrevê-la por completo, sem nenhum tipo de ajuda. Feito isso, você pode consultar a letra da canção e conferir o seu desempenho, marcando o número de erros e acertos. Ouça-a novamente, agora comparando o som com a letra oficial e o texto que você transcreveu, para identificar as suas principais dificuldades. Estude esses pontos ou converse com o seu professor a respeito deles, para buscar uma orientação que possa ajudá-lo nos próximos passos.

Repita esse desafio periodicamente, sempre com uma música que você ainda não saiba de cor, para avaliar o seu desenvolvimento. Quando já estiver familiarizado com a letra da canção em questão, pratique-a durante algum tempo, soltando a voz no chuveiro, no carro, na rua, na chuva, na fazenda…

Uma dica para esse teste ficar ainda mais produtivo é ouvir a cada tentativa uma música diferente de um mesmo artista, para que elementos como o sotaque ou o ritmo do cantor não interfiram no seu desempenho. Dominando um artista ou uma banda, é hora de partir para o próximo nível do desafio, conferindo a playlist de intérpretes com canções mais aceleradas ou com letras mais complexas. Com o passar do tempo, estudando bastante e realizando esse tipo de exercício, você nem precisará mais transcrever as músicas, já que passará a entender tudo de primeira!

Quer um guia para começar? Separamos algumas músicas para você.

 

Hello

Someone Like you

Set Fire To The Rain

Side to Side

The Lazy Song
Uptown Funk

3 Responses

  1. Desejo e necessito muito aprender inglês, mas quero quebrar esse paradigma que se chama dificuldade em aprender

    1. Isabel, bom dia. Tudo o que tem valor na vida, apresenta um pouco de dificuldade, mas é apenas para valorizarmos as nossas conquistas. As dificuldades existem para serem superadas.

  2. Aconteça o que acontecer, falarei inglês esse ano.

Comments are closed.